Leio na coluna da Carolina Brígido (link aqui) que os ministros do STF consideraram o relatório final da CPI da Pandemia "fraco" e que não deve gerar consequências jurídicas contra Jair Bolsonaro, apesar de terem sido imputados 9 crimes (além de 80 indiciados). "Colocar ou não um rol de crimes num relatório é uma decisão política", disse Luís Roberto Barroso, pois tudo depende afinal do juízo que o Ministério Público fará.
O busílis da questão é, justamente, que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, é alinhadíssimo com a pauta bolsonarista. Já falei disso aqui. Dessa forma, apenas tolas polianas esperarão que o PGR "se mexa" e apure os supostos delitos praticados na condução da pandemia. Um forte cheiro de pizza invade as narinas por toda parte; tanto trabalho em vão, será? A CPI trabalhou muito bem, apesar das tentativas de tumulto por parte dos governistas. Renan Calheiros, que é em si uma personalidade política, digamos, controversa, mostrou coragem e independência (dizem que há segundas intenções de sua parte, o que é plausível mas em todo caso não prejudica o trabalho). Sinceramente não conhecia Omar Aziz. Parece-me que agiu com a sobriedade necessária. Enfim, a comissão desempenhou um papel de relevo e, infelizmente, corre o risco de ter sido debalde. A minha de calabresa, por obséquio.
Duas notas. Ainda sobre Aras, em outro post comento que sua recondução não é de todo ruim. Ter freado o lavajatismo foi uma de suas maiores, e talvez mesmo a maior, contribuições para a República. Por outro lado é um bolsonarista de quatro costados, o que é lamentável não apenas no sentido ideológico como também no fato de que, em razão disso, ter se convertido em Engavetador-Geral. Lamentável.
A outra observação: Jesus, que diferença em relação ao tratamento que Dilma Rousseff recebeu. Uma controvertidíssima "pedalada fiscal", prática que todos os presidentes anteriores fizeram. Foi escorraçada. Jair Bolsonaro, ao contrário, apesar dos descalabros falados e praticados desde o início do mandato, coisas gravíssimas, vai passando impune em brancas nuvens. A diferença que faz ter o venal centrão ao seu lado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário