Continuo em home office — no fim das contas a pandemia mostrou que, com o processo eletrônico e outros mecanismos digitais, o escritório "físico" vai se tornando menos imprescindível — mas amanhã tenho um compromisso no centro. Vou aproveitar e pegar duas obras que pretendo utilizar em um trabalho, o "Manual de Direito Penal" do Nucci e o "Curso de Processo Penal" do Pacelli.
Contei outro dia que, ainda que em fluxo menor, tenho algumas atuações em Penal. Essa é uma delas. Mas independentemente do uso profissional esse livro do Pacelli que citei merece ser lido. O estilo do autor é elegante e sóbrio. E didático e direto — nada de rebuscamento ou giros mentais que mais confundem do que explicam. Nem todos conseguem essa qualidade, aliás quase ninguém. O ministro do STF Eros Grau, ao responder uma pergunta que fiz, disse que não conseguia entender nada que Lenio Streck escreve. Lembro de outro professor dizer que o administrativista Diogo de Figueiredo é muito "etéreo". Não sei se é exatamente um elogio.
O manejo da escrita é mesmo uma arte. Não se trata apenas de juntar ordenadamente palavras, mas de tornar aquilo inteligível para o outro. Não vejo sentido em ter um estilo hermético. A menos que a intenção seja não ser compreendido — mas nesse caso por que colocar no papel? Ah, é que o tema é difícil mesmo. Ora, justamente por isso é preciso clareza e objetividade.
Aqui faço um destaque: quando falo em estilo direto, não quero fazer, por outro lado, apologia do empobrecimento do texto. Isto é, não se trata de rebaixar a escrita, como se estivéssemos falando para deficientes cognitivos. Li um livro de xadrez em que, no prefácio, o autor avisa que apesar da obra explicar de forma simples não se trata de um "Xadrez para idiotas". Ri mas é trágico. O já citado Lenio Streck bate na tecla de que essa tem sido a tônica nos preparatórios para concursos ("Direito tal simplificado", "Resumão de Direito tal" etc.) o que, evidentemente, terá graves consequências lá na frente. Já tem tido, mas é assunto para outros posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário