Compartilho abaixo a entrevista de Luís Roberto Barroso concedida ao "Roda Viva" da TV Cultura em 10/06/2024. Escusado dizer que é importante ouvir o ministro; é o presidente do STF, afinal, e consequentemente possui relevante papel institucional.
Na entrevista vemos Barroso, ainda que sem perder a empáfia que parece um traço seu, desconfortável em alguns momentos, como quando é instado a falar sobre inadequadas relações pessoais entre os ministros e o empresariado com processos na corte. Dentre diversos assuntos fala da suposta interferência do Judiciário nos demais Poderes e, com acerto, comenta a importância do Supremo no enfrentamento ao golpismo de extrema-direita que marcou os últimos tempos.
Neste link comentei o discurso de posse de Barroso no TSE, em maio de 2020. Não sou fã do ministro; fui entusiasta de sua indicação ao Supremo, encantado com seu "Curso de Direito Constitucional Contemporâneo", mas seu lavajatismo — rótulo que parece não rejeitar na entrevista em tela — é decepcionante. Mas há decisões boas, naturalmente.
Vai abaixo a entrevista.
Vai abaixo a entrevista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário