No vídeo abaixo está o pronunciamento de Luiz Fux, presidente do STF, em resposta aos atos governistas de ontem, 7 de Setembro. Como se sabe, o dia foi marcado por tensionamentos golpistas estimulados pelo presidente da República, Bolsonaro, que vociferou vitupérios e ameaças contra o Supremo em seu discurso na Avenida Paulista.
Governar que é bom Bolsonaro não quer. É um consenso, salvo em sua empedernida — e cada vez mais minguante — base radicalizada, que se trata de um dos piores presidentes que o país já teve. Caso não o pior. Mas nenhuma surpresa nisso, falta de aviso é que não foi. A "Folha" terá sempre sobre si a sombra do infame editorial do "uma escolha muito difícil" (sic), quando havia a opção de Haddad. Nem nos piores momentos os governos do PT expressaram um décimo das barbaridades faladas por Bolsonaro. Pois bem, eis aí o resultado da escolha difícil. Permitiram que um miliciano do baixo clero, fã da ditadura militar e apologista da tortura, fosse alçado ao cargo maior da república.
Caso a nossa jovem democracia resista aos arroubos autoritários do bolsonarismo, estará de parabéns. É mostra de maturidade civilizatória. Não que seja o melhor dos mundos, muito pelo contrário. Há que avançar e aprofundar temas como justiça social, direitos humanos e democracia direta. Mas o ponto é esse, avançar, jamais aceitar retrocessos como os impostos pela pauta de extrema-direita bolsonarista.
Assista abaixo o vídeo. O pronunciamento pode ser lido na íntegra diretamente no sítio do Supremo, aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário